
O sabor do nhoque caseiro não se compara àquele que compramos no mercado. Inclusive, aqui em casa, sempre que comemos esse prato foi porque tínhamos feito.
Quem nos acompanha já viu receita de nhoque de batata, mandioca e moranga cabotiá, até mesmo uma outra versão de batata doce, cujo molho foi à base de ragu de linguiça Blumenau. De todas as vezes que fizemos, essa foi a mais rápida (experiência né, gente), fora que atingimos a consistência ideal da massa sem a necessidade de adicionar um pouco mais farinha.
O resultado foi um nhoque com sabor de verdade de batata doce, o que fez não sobrar nada no prato!
Curiosos? Então bora ver como fazer!
NHOQUE
- 1 kg de batata doce
- 1 ovo
- 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
- Sal à gosto
- Pimenta-do-reino à gosto
MOLHO
- 1 tomate sem semente cortado em cubos pequenos
- 1/2 pimentão verde em cubos pequenos
- 1 dente de alho picado
- 200 ml de molho de tomate
- 1 xícara de água
- Sal à gosto
- Pimenta-do-reino
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 colher (sopa) de ketchup
- 2 colheres (sopa) de molho shoyu
MODO DE FAZER
1 – NHOQUE
Cozinhe a batata doce até ficar em ponto de fazer purê. Amasse bem e disponha em uma tigela. Adicione o sal, o ovo, a pimenta e, aos poucos, a farinha. A massa deve ficar homogênea e soltando das mãos.
Em uma mesa enfarinhada, separe a massa em várias bolinhas e faça rolinhos na grossura de 1 dedo (aproximadamente 2 cm). Após, corte os nhoques e reserve.
2 – MOLHO
Em uma frigideira aquecida, coloque o azeite e doure a cebola e o alho. Acrescente o pimentão e refogue por alguns instantes. Coloque os demais ingredientes e deixe ferver. Reserve.
3 – MONTAGEM
Em uma panela grande com água, sal e um fio de azeite, deixe ferver e, após, adicione os nhoques aos poucos e cuidadosamente. Eles estarão prontos quando submergirem. Nesse momento, retire-os e disponha em um pirex, cobrindo com o molho.

Dica extra: Se desejar, coloque queijo por cima e leve ao forno para gratinar. O manjericão também dá um toque especial 😉

Eu vou comprar batata essa semana e vou fazer! Em homenagem a nossa amizade! Love you 💕💕💕
CurtirCurtir
Aiiiii uma amiga dessas Jesus! Que sorte a minha 😍 Faz sim e manda uma fotinho pra gente compartilhar tá?! Love you too ❤
CurtirCurtir
Pingback: Fusilli ao molho mediterrâneo | Temperos e Aromas