
Se hoje é dia do nhoque, vamos de receita nova de nhoque né? Afinal, fazer aquela fezinha de colocar o dinheiro em baixo do prato nunca é demais.
Já publicamos versões de nhoque feitas de batata, moranga cabotiá e mandioca e agora é a vez da nossa queridinha batata doce. O nhoque por si só ficou delicioso, mas temos que admitir que o ragu ficou inexplicável. Ah, a linguiça Blumenau é muito tradicional em Santa Catarina, mas se você não encontrar ela na sua cidade, pode utilizar outra sem problemas. Uma dica: se for defumada, melhor ainda 😉
Vamos lá?
NHOQUE
- 2 batata doce grande (ou 4 pequenas)
- 500 g de farinha de trigo
- 2 ovos
- 1 colher (chá) de sal
- Pimenta-do-reino à gosto
RAGU
- 300 g de linguiça Blumenau sem pele e cortada em cubos pequenos
- 1 cebola grande picada
- 400 g de molho de tomate
- 1 alho poró cortado em rodelas (só o talo)
- Sal à gosto
- Pimenta-do-reino à gosto
MODO DE FAZER
1 – NHOQUE
Cozinhe a batata já sem a casca até ficar mole. Disponha em uma tigela, amasse e deixe esfriar. Adicione o sal, a pimenta e os ovos e misture. Vá acrescentando a farinha aos poucos até a massa desgrudar das mãos.
Em uma bancada lisa e enfarinhada, divida a massa em pequenas partes e as enrole até serem formados rolos com a grossura de um dedo. Após, corte os nhoques do tamanho desejado.

Em uma panela com água fervente, um fio de azeite e sal, leve os nhoques aos poucos, retirando quando submergirem.
2 – RAGU
Em uma frigideira quente com um fio de azeite, frite a linguiça. Retire um pouco do óleo (se necessário), acrescente a cebola e deixe dourar. Leve o alho poró, refogue e coloque o molho, o sal (apenas se precisar) e a pimenta. Deixe ferver e desligue.
3 – MONTAGEM
Coloque o nhoque em um prato e disponha por cima o ragu!
Pingback: Nhoque de batata doce ao sugo | Temperos e Aromas