Homus (ou Hummus) quer dizer grão-de-bico em hebraico e é um prato típico da cultura árabe que, para a nossa sorte, se difundiu e hoje pode facilmente estar na nossa mesa. De forma resumida, é uma pasta feita com esse grão cozido, triturado e temperado que pode ser consumido tanto como petisco ou até para acompanhar carnes, peixes e saladas. Ele é rico em proteínas, ferro e fibras e, o principal, é saborosíssimo!
Leia mais:
Dentre os ingredientes, gostaríamos de destacar o tahine, que é um creme ou pasta feito de semente de gergelim que é igualmente muito utilizado na cozinha do Oriente Médio. Ele é rico em minerais, como fósforo, magnésio, potássio e ferro, e vitaminas, como E e do complexo B. Além disso, é considerado uma das melhores fontes de cálcio, ou seja, faz um bem danado para os nossos ossos.
INGREDIENTES
- 1 xícara de grão-de-bico
- 150 ml de tahine (pasta de gergelim)
- Suco de 1 limão espremido
- 1/4 de xícara de azeite de oliva
- 1/2 colher (chá) de páprica picante
- Pitada de pimenta-do-reino
- Pitada de sal
- 1/4 de xícara de água (se necessário)
MODO DE FAZER
Após deixar o grão-de-bico de molho por 8 horas, cozinhe ele na água por aproximadamente 35 minutos. Escorra e leve ao liquidificador. Triture bem, colocando aos poucos os ingredientes líquidos (tahine, suco de limão e azeite) para facilitar.
Adicione a pimenta, a páprica e o sal e bata até ficar cremoso. Nós queríamos uma consistência mais cremosa, mas se você preferir que ele fique mais líquido, acrescente a quantidade de água que citamos nos ingredientes na hora de bater.