Ostra gratinada

DSCF0586-1

Florianópolis é considerada a maior produtora de ostras do Brasil e, como estamos morando na Capital catarinense, era quase que uma obrigação fazer uma receita para prestigiar a produção local. Assim, fomos no Mercado Público (gostamos pouco desse tipo de programa né) e compramos 12 ostras advindas de Ribeirão da Ilha, uma das importantes regiões de moluscos na cidade.

O Maurício já tinha comido outras vezes, inclusive crua, mas eu não, então ele optou por fazer uma versão gratinada para que não tivesse a possibilidade de eu não gostar. Uma opinião bem pessoal: mesmo se você não gosta de frutos do mar, prove, porque é realmente delicioso. Você pode trocar o cream cheese por outro queijo de sua preferência e que derreta mais, mas pode ter certeza que o sabor proporcionado pelo que nós usamos é fantástico.

Mais opções de entrada:

Tortéi ao molho de ervas

Salada caprese

Palitinho de tomate-cereja recheado

Abobrinha recheada

Falando um pouco sobre os benefícios da ostra, ela é uma ótima fonte de aminoácidos essenciais e proteínas, que, aliado ao fato de ter baixíssima gordura, favorece ao crescimento muscular mais rápido. Ela possui vitaminas A, do complexo B, com destaque para o B12, C e E, sendo esta última antioxidante, que ajuda a proteger a membrana celular dos danos dos radicais livres. Dispõe, ainda, de minerais, como cálcio, selênio, potássio, magnésio, sódio, ferro e zinco, sendo este responsável pelo poder afrodisíaco tão difundido desse molusco.

INGREDIENTES

  • 12 ostras frescas
  • 1/2 cebola picada
  • 1/2 limão
  • Pimenta-do-reino à gosto
  • Cream cheese que baste
  • 2 colheres (sopa) de cebolinha

MODO DE FAZER

Lave as ostras ainda fechadas em água corrente e, após, abra-as com bastante cuidado com a ajuda de uma faca. Solte ela da casca e deixe-a disposta em um dos lados.

DSCF0576

Distribua-as em uma forma. Em cima de cada uma, na sequência, pingue umas gotas de limão, coloque pimenta, 1/2 colher (chá) de cebola, 1 colher (chá) de cream cheese e finalize com a cebolinha picada.

DSCF0578

Leve ao forno preaquecido em 200º e deixe por aproximadamente 25 minutos ou até dourar por cima.

Anúncios

Um comentário sobre “Ostra gratinada

  1. Pingback: Ovo de codorna em conserva | Temperos e Aromas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s