Um pão caseiro tem o seu valor né? Só de pensar naquele cheirinho que fica na casa, nossa, da uma água na boca. Como a gente gosta de comer às vezes de noite, queríamos fazer algo que fosse mais leve, mas sem perder o sabor e os nutrientes. Assim, chegamos a uma receita que além de ser sem lactose, é totalmente livre de glúten.
Diferentemente de muitas versões que vemos por ai, ele ficou super macio, graças a presença da goma xantana, que foi, pra nós, um achado milagroso. Trata-se de um aditivo natural, já que é um polissacarídeo obtido pela fermentação de cereais, que permite que a mistura de farinhas sem glúten ganhe características semelhantes às com glúten. Ou seja, essa goma conserva os gases resultantes da fermentação, gerando um pão fofo, úmido e consistente.
Leia mais:
Como esse pão não tem conservantes, o ideal é consumir em até 7 dias. E quanto ao tempero, você pode acrescentar outros de sua preferência e até dar um toque mais adocicado. No caso, você pode fazer cada vez um pão diferente!
INGREDIENTES
- 150 g de polvilho doce
- 150 g de farinha de arroz
- 2 colheres (sopa) de açúcar demerara
- 1/2 colher (chá) de goma xantana
- 1/2 colher (sal) de sal
- 10 g de fermento de pão instantâneo
- 150 g de água
- 3 ovos
- 2 colheres (sopa) de óleo de coco
- 1 colher (sopa) de orégano
- 1 colher (sopa) de gergelim
MODO DE FAZER
Adicione na tigela da batedeira o polvilho doce, a farinha de arroz, o açúcar demerara, a goma xantana, o sal, o orégano e o fermento. Vá acrescentando, misturando ainda com uma colher, a água, os ovos e o óleo. Após, bata na batedeira em velocidade média por 3 minutos.
Unte uma forma para pão/bolo de 25 cm e disponha a massa uniformemente. Deixe crescer por, em torno, de 20 minutos, sendo que, nos 10 minutos finais, você pode colocar em cima do forno ou fogão que estará sendo preaquecido em 210º. Por fim, polvilhe com gergelim.
Asse por aproximadamente 30 minutos. Desenforme preferencialmente em cima de uma grade para não umedecer.
Pingback: Pão fácil | Temperos e Aromas
Pingback: Pão marguerita | Temperos e Aromas