O aniversário do Maurício foi sábado passado e como ele é tipo o Garfield, cujo prato favorito é lasanha, foi a minha vez de assumir a cozinha e fazer a minha especialidade: lasanha vegetariana. Diferentemente da receita da Lasanha verde de legumes, essa não leva massa. Como assim? É que a berinjela assume esse papel de criar as camadas, o que torna essa versão ainda mais leve.
Mais receitas com berinjela:
Algumas dicas para vocês. Nós usamos queijo de minas (na verdade, o sem lactose, mas como o resultado é igual ao tradicional, não especificamos isto nos ingredientes) naquele refogado que servirá como recheio, mas você pode usar ricota caso queira que fique os pedaços, ou seja, que não derreta. Ambas as opções são aprovadíssimas, fica realmente ao seu critério. Segundo, caso você corte a berinjela um tempo antes de fazer a montagem do prato, deixe ela de molho com água e limão para que não preteie. Caso contrário, corte somente quando estiver para montar.
INGREDIENTES
- 2 berinjelas médias cortada em rodelas
- 2 abobrinhas pequenas raladas
- 2 cenouras pequenas raladas
- 300 g de queijo mozarela
- 100 g de queijo minas picado
- 340 g de molho de tomate
- Sal à gosto
- Pimenta-do-reino à gosto
- 1 colher (sopa) de páprica picante
- Orégano à gosto
MODO DE FAZER
Em uma panela quente, coloque um fio de azeite de oliva extra virgem e acrescente a cenoura e a abobrinha. Refogue em fogo médio por aproximadamente 7 minutos, ou até a cenoura cozinhar. Adicione o molho de tomate (reserve um pouco para “untar” o refratário), a páprica, o sal e a pimenta, misture bem e deixe ferver o molho. Por fim, coloque o queijo minas, deixe 1 minuto e desligue.
Em uma assadeira refratária, disponha o molho separado previamente para que a lasanha não grude. Faça uma camada de berinjela, polvilhe com uma pitada de sal e pimenta-do-reino e disponha em cima metade do refogado. Finalize com metade do queijo mozarela. Repita esse processo e, no fim, polvilhe de orégano em cima do queijo.
Leve ao forno preaquecido em 200º por aproximadamente 30 minutos.
Pingback: Torta de legumes de liquidificador | Temperos e Aromas
Pingback: Lasanha à bolonhesa | Temperos e Aromas
Pingback: Canudinho de ricota com alho poró e lombo | Temperos e Aromas