Lentilha com grão-de-bico

Screenshot_20170504-213217

Sabe aquele cheirinho de comida caseira que se espalha pela casa? Então, para a nossa felicidade, voltamos a sentir isso agora que enfim conseguimos retomar o uso da nossa cozinha. E para a reestreia, resolvemos fazer lentilha, que nós amamos, e dar uma requintada nos complementos. Normalmente, assim como acontece com o feijão, as pessoas a incrementam com carne ou linguiça, mas como a gente não é todo mundo, apostamos na batata doce e no grão-de-bico, que, juntos, deram um sabor incrível, além de texturas diferenciadas.

Quanto aos benefícios da lentilha, vale destacar que ela ajuda a emagrecer, por ser rica em fibras e, consequentemente, melhorar o processo digestivo como um todo. Ela auxilia no ganho de músculos, por ser uma fonte ótima de proteínas, além de proteger o sistema imunológico, graças à ação dos minerais potássio e magnésio e das vitaminas B6 e B9. Não bastasse isso, é uma delícia né gente?!

Mais receitas:

Feijoada vegana

Petisco brasileiro

Strogonoff de grão-de-bico

Torta de grão-de-bico com legumes

Duas dicas antes de passarmos a receita em si. Primeiro: deixe o grão-de-bico de molho por 8 horas, ou seja, programe-se. Segundo: caso sobre lentilha, aproveite e faça outra receita que é um sucesso de visualização aqui no blog. No caso, o Hambúrguer de lentilha com pão australiano. É imperdível.

INGREDIENTES

  • 1 xícara de lentilha
  • 1 xícara de grão-de-bico
  • 5 xícaras de cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 3 batatas-doce cortadas em rodelas
  • 3 folhas de louro
  • Sal à gosto
  • Pimenta-do-reino à gosto
  • Páprica picante à gosto

MODO DE FAZER

Em uma panela quente com um fio de azeite de oliva, frite a cebola até dourar e acrescente o alho. Coloque o grão-de-bico e dê uma leve refogada. Adicione o sal, a pimenta, a páprica, o louro, a batata-doce e, por fim, a lentilha e misture bem. Cubra com água e deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 40 minutos, mexendo de vez em quando.

IMG_20170504_194703712

Prove para, caso necessário, corrigir com mais sal e verificar se a batata, a lentilha e o grão-de-bico estão todos no ponto. Sirva com seu acompanhamento favorito ou então coma como se fosse uma sopa, que é o que nós fizemos.

IMG_20170504_204606083

Anúncios

3 comentários sobre “Lentilha com grão-de-bico

  1. Pingback: Bolinho vegetariano | Temperos e Aromas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s