Diz-se a aprovação da culinária japonesa tem dois lados bem extremos: ou se odeia, e não consegue nem pensar em comer principalmente a parte dos peixes crus, ou se ama, e, neste caso, se possível, comeria todos os dias. Nós nos enquadramos na segunda opção e, por isso, resolvemos fazer um jantar especial regado a sushi. Como não nos contentamos em comer um ou outro, fizemos uma receita que rende aproximadamente 50 peças, variando um pouco conforme a grossura que for cortado.
Na dúvida de qual sabor fazer, optamos pelo Hossomaki Alaska pois, além de gostarmos muito, tínhamos em mãos um filé de salmão fresquinho e os demais ingredientes eram de fácil acesso. Acreditem, é mais fácil de fazer do que se imagina, apenas é necessário delicadeza principalmente ao lidar com o arroz e na hora de enrolar. Mas fora isso, basta ter vontade e, claro, fome.
ARROZ
- 2 xícaras de arroz para sushi
- 3 xícaras de água
- 3 colheres (sopa) de vinagre de arroz
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 colher (chá) de sal
MONTAGEM
- 6 algas
- 1 pepino japonês cortado em tiras finas
- 200 g de cream cheese
- 1 filé de salmão cortado em tiras finas
- Papel-filme
- Esteira de bamboo
MODO DE FAZER
1 – ARROZ
Coloque o arroz em uma peneira e leve em água corrente. Lave bem até que a água saia transparente e deixe descansar por 10 minutos. Em uma panela, coloque o arroz e a água, mexa e tampe-a, deixando em fogo alto até ferver. Mexa novamente, diminua o fogo e deixe cozinhando tampado por 10 minutos ou até ouvir os “estalinhos”. Desligue e deixe ela fechada por aproximadamente 10 minutos para finalizar o cozimento.
Em uma forma grande, disponha o arroz ( não raspe a panela, pois não se usa a parte grudada) e reserve. Em uma leiteira, coloque o vinagre, o açúcar e o sal e leve ao fogo para que se misturem. Após, distribua por cima do arroz, misturando levemente, cuidando para não danificar muito os grãos.
2 – MONTAGEM
Cubra a esteira com papel-filme e disponha a alga com o lado liso para baixo. Coloque uma camada fina de arroz até pouco mais da metade de seu comprimento, distribuindo com os dedos sempre úmidos, pois facilita no manuseio. Disponha uma tira de pepino, uma de salmão e finalize com uma fileira de cream cheese.
Com a ajuda da esteira, dê uma primeira enrolada (segurando com os dedos o recheio, se necessário) até encostar no arroz de baixo. Sempre levantando a ponta da esteira, enrole até o final pressionando com os dedos para que a alga cole, como se fosse um rocambole. Quando chegar no final da alga, no ponto já sem arroz, umedeça-a um pouco para ajudar a grudar bem.
Com uma faca bem afiada e levemente umedecida, corte os sushis na grossura desejada (sugerimos ser de 1 dedo).
Pingback: Escondidinho de batata doce com peixe | Temperos e Aromas