O dia do amigo foi nessa semana e não, nós não esquecemos de comemorar a data. Na verdade, resolvemos deixar ficar mais próximo do final de semana para postarmos uma receita que ao nosso ver tem tudo a ver com confraternização e felicidade, o que combina certamente com uma noite de sábado ou quem sabe um almoço de domingo. Claro que estamos falando de pizza! Esta, inclusive, nós fizemos em um dia em que recebemos em casa amigos muito especiais e foi 100% aprovado.
Nós já havíamos feito uma versão com massa de couve-flor e outra de grão-de-bico, e dai nos demos conta que estava fazendo falta a pizza tradicional, aquela com farinha de trigo mesmo, até porque gostamos de atingir a todos os públicos e não é todo mundo que gosta de inovar no paladar. Enfim, essa receita rende uma pizza grande de aproximadamente 12 pedaços e ficou crocante, saborosa e leve.
MASSA
- 1/2 kg de farinha de trigo
- 1/2 xícara de óleo
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de açúcar
- 10 g de fermento biológico instantâneo (se for seco, é 30 g )
- 10 ml de cachaça
- 1 copo de água morna
RECHEIO
- 1 xícara de molho de tomate
- 400 g de linguiça tipo calabresa cortada em rodelas finas
- Requeijão ou catupiry que baste
- 1 cebola grande cortada em meia-lua fina
- 500 g de queijo mozarela retalhado
- Orégano à gosto
MODO DE FAZER
1 – MASSA
Em uma bacia, coloque a água e a cachaça e dissolva bem o fermento. Adicione o óleo, o sal e o açúcar e mexa bem. Vá acrescentando aos poucos a farinha, misturando sempre com uma colher e, após, comece a trabalhar com as mãos. Faça isso por aproximadamente 15 minutos ou até formar bolhas de ar, adicionando, se necessário, pouco mais de farinha para adquirir a consistência ideal.
Deixe descansar por 40 minutos com um pano por cima. Após, estique a massa com um rolo em uma superfície lisa com um pouco de farinha, deixando em formato de pizza.
Disponha em uma forma untada, deixando um pouco de massa para fora. Coloque uma linha de requeijão ou catupiry em toda a volta da pizza.
Após, dobre a massa para cobrir o recheio. Aperte levemente a ponta da massa que foi dobrada para que ela grude bem e para evitar que o recheio saia totalmente.
Cubra o centro todo com o molho de tomate.
Leve ao forno preaquecido em potência alta por, no máximo, 15 minutos. Retire e reserve.
2 – RECHEIO
Em uma frigideira quente, refogue a linguiça e acrescente a cebola. Deixe dourar e desligue.
3 – MONTAGEM
Coloque o queijo em toda a superfície da massa, espalhe a linguiça com a cebola e finalize com orégano.
Leve novamente ao forno preaquecido por 8 a 10 minuto (o suficiente para derreter o queijo). Retire, corte as fatias e delicie-se.
Pingback: Pizza de rúcula com tomate seco | Temperos e Aromas
Pingback: Pizza fit de grão-de-bico | Temperos e Aromas
Pingback: Nhoque de batata | Temperos e Aromas
Pingback: Pizza portuguesa | Temperos e Aromas