Nós já criamos receitas comemorativas para a Austrália, a Itália e a Grécia e chegou a vez de homenagear o país que é considerado o berço da gastronomia mundial. Sim, dia 14 de julho é o aniversário da França, local com belíssimos pontos turísticos e de pratos refinados que deixam qualquer cozinheiro com o olho brilhando. Esta receita é especial, pois escolhemos ninguém menos que o famoso magret du canard ou, popularmente falando, peito de pato. Se no país da Torre Eiffel ele é considerado tradicional, aqui no Brasil ele ainda está na lista das carnes exóticas que poucas pessoas afirmam tê-lo experimentado.
Outras receitas com maracujá:
Se você está entre a grande maioria que nunca provou, saiba que a carne de pato é uma ótima fonte de proteína de alta qualidade. Além disso, é rica em niacina, membro do grupo de vitaminas B, que desempenha um papel fundamental no metabolismo das gorduras no corpo, na redução do colesterol e na estabilização do açúcar no sangue, regulando, assim, a elevação de insulina. Possui, ainda, alto teor de ferro, que ajuda o corpo a produzir energia, e selênio, que ajuda na melhora da imunidade do corpo devido ao seu poder antioxidante e que evita os radicais livres. Não bastasse esses benefícios, ainda é uma carne muito saborosa e macia, o que torna esta uma opção realmente muito interessante de ser apreciada.
MAGRET
- 1/2 magret du cunard (peito de pato) de aproximadamente 500 g
- Pimenta-do-reino à gosto
- Sal à gosto
- Mel que baste
- Gergelim para polvilhar
PURÊ
- Suco de 2 maracujás
- 2 maçãs verdes sem casca
- 2 anis estrelados
- 3 cravos
- 2 paus de canela
- 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
- 1 colher (chá) de cúrcuma
- Pitada de sal
MODO DE FAZER
1 – PURÊ
Junte as maçãs picadas, o açúcar, a cúrcuma, o anis estrelado, o cravo e a canela em uma frigideira quente e deixe em fogo baixo até dar uma leve secada. Desligue.
Em outra panela pequena, leve ao fogo o suco de maracujá com as sementes e deixe até reduzir em 50%. Coe e despeje na mistura da maçã, adicionando o sal. Com um mixer, bata até ficar com textura de purê. Reserve.
2 – MAGRET
No lado da gordura, faça cortes em formato de jogo da velha que perfure somente a pele e a gordura, não a carne em si.
Tempere com sal e pimenta. Em uma frigideira com um fio de azeite de oliva extra virgem, doure ambos os lados. Retire, pincele com mel em toda a superfície e polvilhe com o gergelim. Disponha em uma forma com um fio de azeite e leve ao forno preaquecido em 250 º por 10 minutos.
3 – MONTAGEM
Em um prato, coloque uma colherada do purê de maracujá no centro e disponha o magret por cima.
Pingback: Tilápia ao molho de camarão com berinjela empanada | Temperos e Aromas
Pingback: Tortilhas de milho com guacamole | Temperos e Aromas
Pingback: Bolo de maracujá sem ovo | Temperos e Aromas