Sim, a gente não cansa de criar receitas com grão-de-bico. Além de delicioso e nutritivo, trata-se de uma ótima opção tanto para comer como petisco quanto para dar consistência a misturas ou para ser a massa em si, que é o caso daquele hambúrguer incrível que fizemos, daquela surpreendente pizza e desta torta, é claro. Desta forma, tornamos desnecessário o uso da farinha de trigo, transformando este prato em uma versão sem glúten, além de funcional, muito mais leve, vegetariano e sem lactose.
Veja mais receitas:
Outro ingrediente que é importante destacar é a farinha de linhaça, alimento rico em fibras e carboidratos complexos que controlam a saciedade por mais tempo e fornecem energia ao organismo. Esta, que nada mais é do que a semente de linhaça triturada, é fonte, ainda, de vitaminas B1, B2, C e E e minerais como cálcio, zinco, magnésio, ferro, potássio e fósforo. Em termos de saúde, se destaca por controlar o colesterol, regular o intestino e eliminar a gordura do corpo. Nutricionistas levantam a bandeira de que é um aliado incrível para a dieta e na busca por uma alimentação saudável. E, claro, que a gente ia incorporar ela na nossa receita sem que o seu sabor se destacasse em relação ao restante, até porque, como não é todo mundo que gosta de comê-lo in natura, queríamos que todos pudessem consumir a torta sem medo.
MASSA
- 1 xícara de grão-de-bico
- 2 colheres (sopa) de farinha de linhaça
- Pitada de sal
- 1/4 de xícara de azeite de oliva extra virgem
RECHEIO
- 1 cenoura cortada em cubos pequenos
- 10 folhas de couve
- 3 ovos
- 4 colheres (sopa) de creme de soja
- 2 colheres (sopa) de tempero verde
- 1 colher (sopa) de molho shoyu
- 1 colher (sopa) de manjerona fresca
- Sal à gosto
- Pitada de pimenta caiena
COBERTURA
- Fio de azeite de oliva extra virgem
- 4 cebolas médias
MODO DE FAZER
1 – MASSA
Deixe o grão-de-bico de molho por 6 horas e, após, triture em um liquidificador. Leve a uma tigela e misture a farinha de linhaça, o sal e o azeite. Sove com as mãos até ficar consistente.
Em uma forma com fundo removível untada com azeite, vá abrindo a massa cuidadosamente com as pontas dos dedos, deixando ela fina e cobrindo todos os cantos. Faça pequenos furos com um garfo para que a massa não inche.
Leve ao forno preaquecido em 180º e deixe assar por 20 minutos. Após, reserve.
2 – COBERTURA
Corte a cebola ao meio e depois em tiras bem finas. Em uma frigideira quente, coloque o azeite e a cebola. Deixe dourando em fogo baixo, mexendo de vez em quando para não grudar, até caramelizar (aproximadamente 30 minutos). Desligue e reserve.
3 – RECHEIO
Na mesma frigideira usada para as cebolas (não precisa lavar até para aproveitar o sabor que ficou grudado), coloque a cenoura e deixe refogando por aproximadamente 5 minutos. Ponha o molho shoyu para soltar o “queimadinho do fundo” e este penetrar na cenoura. Adicione a couve cortada em tiras finas, o sal, a pimenta, a manjerona e o tempero verde picado e refogue por 1 minuto. Desligue e deixe esfriar. Após, em uma tigela, bata os ovos, adicione o creme de soja e o refogado, misturando bem.
4 – MONTAGEM
Disponha o recheio na massa e finalize com as cebolas por cima.
Leve ao forno preaquecido em 180º por aproximadamente 35 minutos (ou até o palito sair seco).
Pingback: Lentilha com grão-de-bico | Temperos e Aromas
Pingback: Barra de cereal de chocolate com banana | Temperos e Aromas
Pingback: Pizza fit de grão-de-bico | Temperos e Aromas
Pingback: Torta de legumes de liquidificador | Temperos e Aromas