Receitas com a tapioca estão entre as nossas preferidas, principalmente porque ela sempre nos surpreende quando vemos o resultado final. Ela dá uma consistência muito diferenciada em relação a qualquer outra farinha, além de deixá-la maleável, o que proporciona que a gente possa fazer dobras sem medo de se quebrar. Não bastasse essa funcionalidade toda, trata-se de uma opção sem glúten que igualmente não contém gordura nem açúcares. Além disso, é ótima para quem pratica atividade física, pois fornece uma grande quantidade de energia que é absorvida de forma rápida pelo organismo, garantindo que os músculos tenham combustível para realizar sua contração de forma adequada.
Fora isso, uma mensagem especial para quem gosta de panqueca mas não faz muito devido a sujeira ou por medo de não acertar devido a quantidade de ingredientes: esta vai ser a sua salvação. O sabor fica praticamente igual à versão tradicional, ou até mais gostoso, modéstia à parte, mas é muito mais prático, até porque você poderá deixar o seu liquidificador guardado no armário. São somente quatro ingredientes para a massa e um passo a passo que não tem erro.
Mais receitas:
Torta gelada de tapioca com coco
Essa receita rende 4 porções bem servidas, já que fizemos a massa não tão fina para sentir bem o gosto dela. Pela maleabilidade da massa que já comentamos, você pode fazer desde a versão tradicional da panqueca, que é aquela enroladinha, como dobrando uma vez (típico das tapiocas), em cone ou como nós, tipo envelope.
MASSA
- 4 ovos
- 8 colheres (sopa) de farinha de tapioca
- 1 pimenta dedo-de-moça picada e sem sementes
- Pitada de sal
RECHEIO
- 150 g de tomate-cereja cortado em rodela
- 150 g de queijo lanche sem lactose
- 1/2 xícara de manjericão
MODO DE FAZER
1 – MASSA
Em uma tigela, bata os ovos, acrescente a pimenta e o sal e misture bem. Aos poucos vá adicionando a tapioca e misturando, cuidando para não empelotar.
Em uma frigideira antiaderente quente e untada com azeite de oliva extra virgem, coloque 1/4 por vez da massa com a ajuda de uma concha, deixando em formato redondo. Quando ganhar consistência e estiver soltando nas bordas, vire-a e deixe dourar do outro lado.
Faça esse mesmo processo mais três vezes.
2 – MONTAGEM
Devolva a massa já pronta para a frigideira, recheie até a metade com o queijo, o tomate e o manjericão e deixe dar uma leve aquecida.
Depois, dobre no meio e, depois, mais uma vez. Caso prefira, pode rechear no prato mesmo e levar ao micro-ondas ou forno apenas para derreter o queijo.
Pingback: Nhoque de batata | Temperos e Aromas