Não sabemos como está o tempo aí na sua cidade, mas na região Sul do Brasil parece que se enganaram de estação do ano e estão empolgados mandando frio como se fosse inverno. Como dizem os gaúchos, está de “renguear o cusco“. Ou seja, haja sopa para se aquecer, o que, sinceramente, para nós não é esforço algum. Esta receita é recheada de nutrientes, pois usamos basicamente legumes e temperos naturais. Ao invés de colocarmos frango ou carne como proteína, optamos pela linguiça, que além de ter dado um sabor ótimo, deu aquele leve toque apimentado, além de não ter engordurado nosso caldo. O rendimento é para quatro pessoas (e todas bem alimentadas).
Ah, só antes temos duas sugestões para vocês: primeiro, não coloque fora a casca da moranga, aproveite e faça ela assada; e segundo, pegue aquele pão que você tem em casa e faça você mesmo os croutons para comer junto. Assim, evitamos qualquer tipo de desperdício!
Veja outra opção de sopa:
INGREDIENTES
- 3 cenouras médias sem casca e cortadas em rodelas
- 1,3 kg de moranga cabotiá sem casca e em cubos
- 1 chuchu grande sem casca e em cubos
- 300 g de cebola para conserva (aquelas bem pequenas) sem casca e cortada ao meio
- 300 g de vagem picada
- 3 batatas-doce média
- 450 g de repolho roxo cortado em tiras
- 1 kg de linguiça calabresa cortada em meia-lua
- 2 litros de água fervida com caldo de galinha (usamos o feito em casa)
- Orégano à gosto
- Sal à gosto
- 1 colher (chá) de açafrão-da-terra
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
MODO DE FAZER
Em uma panela grande quente, coloque o azeite e a cebola para dourar. Em seguida, acrescente a linguiça e deixe dar uma dourada também. Coloque o caldo, o sal, o açafrão e os legumes, exceto o repolho e a vagem, e deixe ferver em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos ou até engrossar um pouco o caldo, mexendo de vez em quando para não grudar. Adicione o repolho e a vagem e verifique se necessita de mais sal.
Coloque o orégano, deixe por mais 5 minutos e sirva.
Pingback: Escondidinho de moranga cabotiá com bacalhau | Temperos e Aromas