O moyashi, também conhecido como broto de feijão japonês, é muito consumido em toda a Ásia e vem aos poucos ganhando popularidade no Ocidente. No Brasil, ainda são poucos os supermercados que o comercializa, sendo mais fácil encontrá-lo em feiras orgânicas, mas a nossa torcida é que ele ganhe cada vez mais espaço, pois, além de saboroso, é considerado pelos asiáticos um alimento medicinal.
De forma resumida, trata-se de um broto de baixa caloria, de fácil digestão e com alto valor nutritivo, cuja produção é feita de forma natural, sem uso de adubo ou outro agrotóxico. Ele é rico em proteína, fibras, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas C e do complexo B , sendo este essencial para o crescimento, a boa digestão e a prevenção de infecções de pele e queda de cabelo. Além disso, tem propriedade antioxidante, ou seja, combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.
INGREDIENTES
- 250 g de broto de feijão (Moyashi)
- 1 cebola pequena picada
- 1 berinjela
- 1 abobrinha
- 1 cenoura
- 1/2 pimentão amarelo
- 1/2 pimentão vermelho
- Sal à gosto
- 1/2 xícara de alho poró picado
- 10 cm de gengibre ralado
- 1 colher (sopa) de gergelim preto
- 1 colher (sopa) de gergelim branco
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
- 1 litro de água fervente
MODO DE FAZER
Higienize o broto em água corrente e disponha em uma tigela.
Coloque a água fervente por cima e deixe por 10 minutos. Escorra em uma peneira e reserve.
Pegue a berinjela e a abobrinha, lave-as e, usando somente a parte da casca, corte-as em tiras finas. Descasque a cenoura e também a corte em tiras finas, o que igualmente deve ser feito com os pimentões.
Em uma frigideira quente e com o azeite de oliva, leve a cebola para dourar. Acrescente os legumes, incluindo o alho poró, e refogue por aproximadamente 5 minutos. Coloque o broto, os gergelins e o gengibre, tempere com o sal e deixe por 10 minutos. Desligue e sirva. Esta receita rende duas porções.
Pingback: Moyashi com shimeji | Temperos e Aromas
Pingback: Feijoada vegetariana | Temperos e Aromas
Pingback: Lasanha vegetariana | Temperos e Aromas
Pingback: Salada de quinoa com ricota | Temperos e Aromas