O pirão é um prato típico das culinárias do Brasil e da Angola cujo princípio básico é misturar farinha de mandioca a algum caldo quente, sendo o de peixe o mais comum de ser servido. No Nordeste do País, o seu consumo é ainda mais tradicional, principalmente por ser um acompanhamento ideal para qualquer tipo de frutos do mar. Esta receita é super fácil de fazer e você irá reparar que não utilizamos tanta farinha para darmos a consistência. Isto porque no nosso caldo inicial, apostamos em outros ingredientes que naturalmente não o deixou tão líquido. Assim, tornamos esse prato ainda mais leve e nutritivo. Em resumo, uma delícia!
Veja mais receitas com camarão:
INGREDIENTES
- 2 tomates médios
- 2 cebolas médias
- 1 pimentão médio
- 2 litros de água
- Carcaça de um salmão (são os restos do peixe, sem os olhos e as guelras)
- 3 colheres (sopa) de cebolinha
- 200 g de camarão inteiro e limpo
- 1/2 xícara de farinha de mandioca
- 1/2 colher (sopa) de açafrão
- Sal à gosto
MODO DE FAZER
Junte a carcaça do salmão, a cebolinha, o pimentão cortado em cubos grandes, os tomates e as cebolas sem casca e picados em uma panela com a água e deixe ferver por 40 minutos.
Coe, devolva o caldo para a panela, adicione o açafrão e vá colocando a farinha aos poucos, sempre mexendo para não empelotar. Acrescente o sal e os camarões, deixe por 2 minutos e desligue.
Pingback: Escondidinho de batata doce com peixe | Temperos e Aromas
Pingback: Filé de tilápia com legumes salteados | Temperos e Aromas