Escondidinho de bacalhau

IMG_20160325_184643056

O outono mal começou e o frio resolveu aparecer em algumas regiões do Brasil, como no Sul e Sudeste. Ao que tudo indica, essa frente fria que veio da Argentina promete baixar ainda mais a temperatura e pode ser que o pessoal do Norte também tenha que tirar os casacos do armário. Dias assim pedem uma comida mais sustanciosa, até para mantermos o corpo aquecido, e neste quesito a batata é sempre uma opção eficaz, ao mesmo tempo em que o prato escondidinho é prático e uma refeição completa. Se você não lembra, já havíamos feito uma versão com batata baroa branca.

Como recheio, escolhemos o bacalhau, que, além de saboroso, possui alto valor nutritivo, é de fácil digestão, tem baixo teor de gordura e, consequentemente, quase zero de colesterol. Como é a primeira receita que postamos com este peixe, é fundamental pontuarmos os seus diversos benefícios. Logo de cara temos que destacar a presença de ômega-3, assim como nos demais frutos do mar, que melhora a concentração, a memória, aumenta a motivação, reduz os triglicerídios e a pressão sanguínea e neutraliza o stress; e ômega-6, ácido graxo essencial para o sistema imunológico. Ele conta com altos teores de vitaminas A, que protege a visão, a pele e a mucosa, E, que melhora a oxigenação celular e aumenta a energia muscular, e B12, que age sobre os glóbulos vermelhos, no equilíbrio hormonal e na beleza da pele. Além disso, dispõe de cálcio, magnésio, sódio, ferro e fósforo.

INGREDIENTES

  • 1 kg de batata inglesa cozida e descascada
  • 500 g de bacalhau dessalgado e desfiado
  • 1 cebola grande picada
  • 1 pimentão verde pequeno
  • 100 g de azeitona verde sem caroço e picada
  • 4 colheres (sopa) de manteiga
  • Pitada de sal
  • Pitada de páprica picante
  • 2 pitadas de páprica doce

MODO DE FAZER

1 – PURÊ

Amasse as batatas até ficar em ponto de purê. Acrescente 2 colheres de manteiga e um pouco de sal (não exagere, pois mesmo dessalgado, o bacalhau fica com sal) e misture bem. Reserve.

2 – BACALHAU

Em uma frigideira quente, leve o restante da manteiga e a cebola para dourar. Acrescente o bacalhau e salteie. Coloque o pimentão picado e as azeitonas e dê mais uma salteada. Coloque, por fim, a páprica picante e a doce, misture e desligue.

IMG_20160325_161553432

3 – MONTAGEM

Em um pirex untado, disponha uma fina camada de batata e, por cima, coloque o bacalhau, cuidando para deixar bem distribuído. Por fim, cubra com o restante do purê. Você pode polvilhar com queijo ralado ou colocar outro tempero de sua preferência.

IMG_20160325_163355593

Leve ao forno preaquecido em 200º por aproximadamente 40 minutos ou até ele ficar levemente dourado.

IMG_20160325_184206375

IMG_20160325_184239561

 

Anúncios

2 comentários sobre “Escondidinho de bacalhau

  1. Pingback: Escondidinho de moranga cabotiá com bacalhau | Temperos e Aromas

  2. Pingback: Escondidinho de batata doce com peixe | Temperos e Aromas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s