O outono mal começou e o frio resolveu aparecer em algumas regiões do Brasil, como no Sul e Sudeste. Ao que tudo indica, essa frente fria que veio da Argentina promete baixar ainda mais a temperatura e pode ser que o pessoal do Norte também tenha que tirar os casacos do armário. Dias assim pedem uma comida mais sustanciosa, até para mantermos o corpo aquecido, e neste quesito a batata é sempre uma opção eficaz, ao mesmo tempo em que o prato escondidinho é prático e uma refeição completa. Se você não lembra, já havíamos feito uma versão com batata baroa branca.
Como recheio, escolhemos o bacalhau, que, além de saboroso, possui alto valor nutritivo, é de fácil digestão, tem baixo teor de gordura e, consequentemente, quase zero de colesterol. Como é a primeira receita que postamos com este peixe, é fundamental pontuarmos os seus diversos benefícios. Logo de cara temos que destacar a presença de ômega-3, assim como nos demais frutos do mar, que melhora a concentração, a memória, aumenta a motivação, reduz os triglicerídios e a pressão sanguínea e neutraliza o stress; e ômega-6, ácido graxo essencial para o sistema imunológico. Ele conta com altos teores de vitaminas A, que protege a visão, a pele e a mucosa, E, que melhora a oxigenação celular e aumenta a energia muscular, e B12, que age sobre os glóbulos vermelhos, no equilíbrio hormonal e na beleza da pele. Além disso, dispõe de cálcio, magnésio, sódio, ferro e fósforo.
INGREDIENTES
- 1 kg de batata inglesa cozida e descascada
- 500 g de bacalhau dessalgado e desfiado
- 1 cebola grande picada
- 1 pimentão verde pequeno
- 100 g de azeitona verde sem caroço e picada
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- Pitada de sal
- Pitada de páprica picante
- 2 pitadas de páprica doce
MODO DE FAZER
1 – PURÊ
Amasse as batatas até ficar em ponto de purê. Acrescente 2 colheres de manteiga e um pouco de sal (não exagere, pois mesmo dessalgado, o bacalhau fica com sal) e misture bem. Reserve.
2 – BACALHAU
Em uma frigideira quente, leve o restante da manteiga e a cebola para dourar. Acrescente o bacalhau e salteie. Coloque o pimentão picado e as azeitonas e dê mais uma salteada. Coloque, por fim, a páprica picante e a doce, misture e desligue.
3 – MONTAGEM
Em um pirex untado, disponha uma fina camada de batata e, por cima, coloque o bacalhau, cuidando para deixar bem distribuído. Por fim, cubra com o restante do purê. Você pode polvilhar com queijo ralado ou colocar outro tempero de sua preferência.
Leve ao forno preaquecido em 200º por aproximadamente 40 minutos ou até ele ficar levemente dourado.
Pingback: Escondidinho de moranga cabotiá com bacalhau | Temperos e Aromas
Pingback: Escondidinho de batata doce com peixe | Temperos e Aromas
Pingback: Escondidinho de moranga cabotiá com frango | Temperos e Aromas