Nós estamos adorando criar receitas alusivas aos aniversários dos países e hoje é mais uma destas datas que fizeram a diferença lá para os lados europeus. O dia 25 de março é simbólico para a Grécia, pois após 400 anos de escravidão ao Império Otomano, ela se tornou independente. Por tudo que vimos em livros de história e no colégio, realmente trata-se de um marco e não teríamos como deixar passar em branco. Agora, vindo para os tempos atuais, este pequeno país se tornou famoso por suas águas cristalinas e paisagens exuberantes e, claro, nada melhor do que um peixe para representar a sua culinária. Aliás, por coincidência, hoje é sexta-feira Santa, ou seja, se você segue a tradição desta época de não consumir carne vermelha, esta receita é duplamente propícia.
O linguado, além de saboroso e leve, oferece diversos benefícios à saúde. Além de ser rico em ômega-3, que você lê a respeito na receita do Skin, oferece proteínas, vitaminas, ferro e zinco, que são excelentes aliados no combate da diabetes. Em termos gerais, seu consumo frequente ajuda a reduzir o risco de ataque cardíaco, evita inflamações, o aumento do colesterol ruim e dos triglicerídios, auxilia no emagrecimento e ajuda a manter a memória saudável. Não bastasse tudo isso, é uma delícia e de fácil digestão. Ou seja, tudo de bom!
Veja outras receitas de frutos do mar:
Já o camarão, utilizamos para enfeitar e também proporcionar o sabor mais marcante. Sobre ele, você obtém mais informações na postagem do Risoto de camarão.
INGREDIENTES
- 400 g de filé de linguado
- 400 g de camarão grande e limpo
- Sal à gosto
- Pimenta-do-reino à gosto
- 2 xícaras de farinha de trigo peneirada
MODO DE FAZER
Tempere o linguado com sal e pimenta, passe na farinha e leve à uma frigideira antiaderente quente com um fio de azeite de oliva extra virgem. Dê uma leve grelhada nos dois lados (aproximadamente 2 minutos de cada lado, dependendo da grossura do filé). Reserve.
Tempere os camarões com sal e salteie em uma frigideira com um fio de azeite de oliva extra virgem por aproximadamente 2 minutos, cuidando para que não fique borrachudo.
Sirva os filés junto dos camarões.
Pingback: Pirão de camarão – Temperos e Aromas
Pingback: Magret com purê de maracujá | Temperos e Aromas
Pingback: Tilápia ao molho de camarão com berinjela empanada | Temperos e Aromas
Pingback: Tortilhas de milho com guacamole | Temperos e Aromas
Pingback: Escondidinho de batata doce com peixe | Temperos e Aromas
Pingback: Filé de tilápia com legumes salteados | Temperos e Aromas
Pingback: Bolinho de peixe | Temperos e Aromas