Assim como fizemos quando a Austrália estava de aniversário, hoje vamos homenagear um País europeu que possui uma das culinárias mais deliciosas e seguidas do mundo: a Itália. Exatamente hoje, dia 17 de março, ela completa 155 anos da sua unificação e nada mais italiano do que uma pizza com massa feita em casa ao estilo da mamma.
Claro que não vai ser uma simples receita, até porque adoramos o desafio de sair do tradicional (lembram da pizza com massa de couve-flor?). A base da massa é o grão-de-bico, que já utilizamos para fazer hambúrguer, salgadinho e salada. Apenas para vocês terem uma ideia, uma pequena porção de 100 gramas dele oferece hidratos de carbono (criadores de energia), fibras dietéticas (que auxiliam na saúde cardíaca e digestiva), proteínas, vitaminas A, B6, C, E e K, cálcio, fórforo, potássio, zinco, magnésio, ferro e sódio.
Outro destaque é a farinha de linhaça, rica em ômegas 3 e 6, que aumentam a defesa imunológica, previnem problemas do coração e ainda combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce; em fibras solúveis, que melhoram o trânsito intestinal, e em caroteno, que combate problemas de pele. Possui ainda zinco, ferro e vitaminas C e E. Ou seja, rompemos completamente a ideia de que pizza não combina com dietas e, principalmente, que não pode ser consumida por celíacos, já que as farinhas que utilizamos não possuem glúten.
Esta receita rendeu uma pizza e nós a dividimos em dois sabores, mas você pode fazer um único recheio ou outro mais light da sua preferência. Nos ingredientes da massa você vai reparar que colocamos alguns itens que na verdade são do recheio. Não foi erro nosso, mas sim optamos por colocar ali o que será utilizado em cima de toda ela e não especificamente em uma das coberturas.
MASSA
- 1 xícara de grão-de-bico
- 2 colheres (sopa) de farinha de linhaça
- Pitada de sal
- Pitada de pimenta-do-reino
- 2 claras
- 300 ml de molho de tomate
- 1 cebola cortada em meia-lua
- Orégano à gosto
RECHEIO 1
- 1/2 xícara de manjericão
- 1 tomate pequeno picado
- 200 g de queijo mozarela
RECHEIO 2
- 1/2 bandeja de brócolis
- 100 g de queijo mozarela
- 150 g de queijo gorgonzola
MODO DE FAZER
1 – MASSA
Deixe o grão-de-bico de molho por 2 horas e, após, cozinhe na pressão por 20 minutos. Escorra e triture no liquidificador. Disponha em uma tigela com a farinha de linhaça, o sal e a pimenta. Após, acrescente as claras, mexa e sove com as mãos até ficar consistente.
Em uma forma untada com azeite de oliva extra virgem, abra a massa apertando com os dedos calmamente até ficar nem tão fina (para não quebrar), nem tão grossa.
Leve ao forno preaquecido em 180º por 10 minutos. Após, retire e reserve.
2 – MONTAGEM
Coloque o molho de tomate sob toda a massa e, após, distribua a cebola. Em uma metade, coloque o tomate cortado em meia-lua, o manjericão e o queijo mozarela. Na outra metade, adicione o brócolis cozido, o queijo mozarela e o gorgonzola picado bem pequeno. Polvilhe com orégano.
Leve ao forno preaquecido em 180º até dar uma leve dourada do queijo (aproximadamente 20 minutos).
Pingback: Strogonoff de grão-de-bico vegano | Temperos e Aromas
Pingback: Torta de grão-de-bico com legumes | Temperos e Aromas
Pingback: Magret com purê de maracujá | Temperos e Aromas
Pingback: Tomate seco defumado | Temperos e Aromas
Pingback: Pizza de calabresa acebolada | Temperos e Aromas
Pingback: Tilápia ao molho de camarão com berinjela empanada | Temperos e Aromas
Pingback: Pizza de rúcula com tomate seco | Temperos e Aromas
Pingback: Pizza fit de grão-de-bico | Temperos e Aromas
Pingback: Tortilhas de milho com guacamole | Temperos e Aromas
Pingback: Pizza portuguesa | Temperos e Aromas