Nós adoramos iniciar a semana postando alguma receita para quem está começando uma dieta. Sim, sabe aquela típica promessa de que na segunda-feira a alimentação vai ganhar uma atenção especial? Pois bem. Esta torta ficou uma delícia e rendeu bastante, inclusive nós dois comemos em mais de uma refeição (e parece que ficou ainda mais saborosa com o tempo). Você pode variar os legumes conforme a preferência, mas se quiser seguir nossa sugestão, não irá se arrepender.
Gostaríamos de destacar antes um tempero maravilhoso que deu um toque mais do que especial a esta receita, no caso, o adobo. Trata-se de um mix de temperos filipino que é muito tradicional também no Uruguai. A versão que utilizamos era composta de manjericão, coentro moído, alho, orégano, tomilho e pimenta vermelha, mas pode ter ainda louro e páprica. Ele é muito utilizado em marinadas, principalmente de carnes, em molhos e até em saladas. Para vocês terem uma ideia, ele nos conquistou quando comemos com um antepasto de berinjela, principalmente porque, além de picante e saboroso, tinha um aroma muito marcante.
MASSA
- 1 1/2 xícara de farinha de trigo
- 3 ovos
- 1/2 colher (sopa) de margarina
- 150 g de creme de soja
- 2 colheres (chá) de adobo
- 1 colher (chá) de fermento químico
- Gergelim preto à gosto
RECHEIO
- 1 abobrinha pequena
- 1 cenoura pequena
- 1 berinjela pequena
- 1 colher (sopa) de tempero verde
MODO DE FAZER
1 – MASSA
Bata os ovos no liquidificador e acrescente o creme de soja e a margarina. Vá batendo e acrescentando aos poucos a farinha. Adicione o sal e o adobo. Por último, coloque o fermento, bata mais um pouco e reserve.
2 – RECHEIO
Rale a cenoura e corte em cubos pequenos a abobrinha e a berinjela, mantendo a casca de ambas. Misture tudo em uma tigela, acrescentando também o tempero verde.
3 – MONTAGEM
Misture a massa na tigela do recheio. Unte uma forma com azeite de oliva extra virgem, polvilhando por cima com um pouco de farinha de trigo, e despeje a mistura da torta.
Leve ao forno preaquecido em 180º por aproximadamente 35 minutos ou até o palito sair seco.
Pingback: Lasanha vegetariana | Temperos e Aromas
Pingback: Cuscuz de legumes | Temperos e Aromas
Pingback: Torta de legumes de liquidificador | Temperos e Aromas