Depois de termos sugerido o Sorvete de manga sem lactose como sobremesa do réveillon, e quem sabe atrair riqueza para 2016, agora vamos propor uma alternativa para aquele arroz tradicional que muitas vezes passa até despercebido na ceia. Esse risoto não é um simples risoto não, muito pelo contrário. Ao invés de ser feito com caldo normal ou água, utilizamos o suco de laranja para cozinhar, ou seja, ele ganhou um sabor cítrico muito delicioso. Quanto aos ingredientes, não os escolhemos somente pensando na combinação nutricional, mas igualmente queríamos que deixassem o prato colorido e, assim, dessem vida à mesa. E, por fim, não podemos esquecer que, segundo as superstições, frutas secas, como nozes e damasco, atraem sorte e fartura. Até porque, é claro, não custa nada apostarmos em mais essa estratégia positiva!
INGREDIENTES
- 2 xícaras de arroz arbóreo
- 1 cebola roxa
- 1/2 xícara de pimentão amarelo
- 1/2 xícara de pimentão vermelho
- 1/2 xícara de damasco seco
- 1 litro de suco de laranja natural
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
- 1/2 xícara de nozes
- 1 xícara de passas de uva mista
- Sal à gosto
- Pimenta-do-reino à gosto
- 1 1/2 colheres (sopa) de margarina
MODO DE FAZER
Esquente uma frigideira grande, leve o azeite em fogo médio e doure a cebola picada. Acrescente os pimentões picados, refogue levemente e, após, coloque as passas, as nozes e o damasco, todos cortados grosseiramente.
Deixe por 2 minutos, adicione o arroz, o sal e a pimenta. Misture e coloque 1/3 do suco de laranja, lembrando de mexer sempre para ir liberando o amido. Um pouco antes de secar, ponha mais 1/3 do suco e, novamente, quando estiver prestes a secar, coloque o restante. Espere reduzir e caso o arroz ainda não esteja macio, complete com água e faça o mesmo processo. Após, desligue e acrescente a margarina.
Pingback: Risoto vegetariano – Temperos e Aromas
Pingback: Especial Páscoa: Brownie funcional (sem lactose) – Temperos e Aromas
Pingback: Risoto de salmão | Temperos e Aromas
Pingback: Sorvete de cappuccino sem lactose | Temperos e Aromas
Pingback: Torta gelada de limão | Temperos e Aromas