Você já ouviu falar do pargo? Trata-se de um peixe encontrado no mar Mediterrâneo e na costa das Américas que, apesar de ainda pouco consumido no Brasil, tem uma ampla comercialização principalmente na região Nordeste. Por ter um sabor delicado e refinado, agrada ao paladar até aquelas pessoas que não gostam de sentir o gosto marcante de peixe. No nosso caso, admitimos que ele está dividindo o topo da preferência com o salmão, principalmente porque, além de leve, ele pega o sabor dos ingredientes que forem adicionados a ele de forma sutil. É realmente uma delícia!
Assim como os demais peixes, o pargo é rico em proteína, minerais, como cálcio, fósforo, iodo e cobalto, e vitaminas, como A, D e B, com destaque para a B 12, fundamental para a formação de células vermelhas no sangue. Possui, ainda, ômega-3, que auxilia na diminuição de doenças cardíacas, no desenvolvimento cerebral e na regeneração das células nervosas. Ou seja, além de saboroso, ele faz bem pra saúde e torna a sua refeição ainda mais requintada. Se você nunca experimentou, está perdendo uma oportunidade de ouro de se apaixonar de vez por frutos do mar.
Nós iremos separar o modo de fazer a receita em partes porque, como vocês verão, faremos quatro camadas diferentes. Desta forma fica mais fácil de vocês entenderem.
INGREDIENTES
- 3 filés de pargo
- 2 cebolas
- 150 ml de azeite de oliva extra virgem
- 3 batatas baroas amarelas (mandioquinha)
- 3 colheres (sopa) de açafrão
- 150g de reserva de pargo
- 2 colheres (sopa) de creme de soja
- Sal à gosto
- Páprica picante à gosto
- 2 claras
- Raspas de limão siciliano
MODO DE FAZER
1 – Corte a cebola em meia lua e leve ao fogo em uma panela com o azeite de oliva. Deixe cozinhando até dourar e caramelizar.
2 – Misture as reservas de pargo (ou seja, sobras do filé), o creme de soja, sal, as claras, a páprica e as raspas de limão. Triture tudo com o auxílio de um mixer, transformando isso em um mousse.
3 – Descasque a batata baroa e corte em rodelas finas. Em uma panela com água e açafrão, leve ao fogo por 10 minutos. Desligue, retire e reserve.
4 – Corte um papel manteiga em 3 círculos grandes, um para cada filé. A montagem é a seguinte: coloque uma camada de cebola caramelizada e em cima, disponha o filé. Passe por todo ele uma fina camada do mousse e preencha com as batatas, criando o aspecto de “escamas de peixe”.
Regue com um pouco do óleo que sobrou na panela da cebola. Feche o papel, deixando ele bem vedado, e leve ao forno preaquecido em 180º por aproximadamente 40 minutos. Desligue e coloque em um prato sem retirar do papel.
Pingback: Hambúrguer de lentilha com pão Australiano | Temperos e Aromas
Pingback: Corvina recheada e assada com batata rústica – Temperos e Aromas
Pingback: Risoto de camarão – Temperos e Aromas
Pingback: Filé de linguado com camarões – Temperos e Aromas
Pingback: Suflê de peixe sem glúten – Temperos e Aromas
Pingback: Salmão com purê de batata baroa – Temperos e Aromas
Pingback: Filé de tilápia com legumes salteados | Temperos e Aromas