Hoje nossa receita é especial. Primeiro porque ficou uma delícia, claro. Segundo porque terá uma função de desmistificar o ato de fazer língua de boi em casa. Apostamos que a grande maioria de vocês já comeu alguma vez em restaurante, adorou, principalmente por se tratar de uma carne muito suculenta, mas acha que é trabalhoso demais de se fazer. Não vamos mentir que é a proteína mais fácil de se fazer, mas com certeza seguindo nosso passo a passo você vai se surpreender.
Dentre os ingredientes que utilizamos para temperá-lo, destacamos o tomilho, pois dentre as suas propriedades estão inclusas sua ação expectorante, antisséptica, antibacteriana, antiviral, tônica, estimulante e vermífuga.
INGREDIENTES
- 1 língua de boi inteira
- 2 tomates sem pele e sem semente
- 1 1/2 cebola
- 4 colheres (sopa) de tomilho fresco
- 1 pimenta dedo-de-moça sem semente
- 4 dentes de alho
- 3 limões
- 5 folhas de louro
- Sal à gosto
- Tempero verde à gosto
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
MODO DE FAZER
Lave a língua em água corrente, coloque-a em uma tigela com suco de 2 limões e água até cobrir e deixe de molho por 15 minutos. Após, lave-a novamente em água corrente, leve à panela de pressão com água até cobrir e o louro e deixe cozinhando por 1 hora. Desligue e espere finalizar totalmente a pressão. Tire-a da panela, deixe esfriar e retire toda a parte da pele que fica por fora (acreditem, ela sai inteirinha). Corte em medalhões.
Em uma panela, coloque o azeite de oliva para aquecer e vá colocando a língua para dourar. Acrescente a cebola picada e deixe mais um pouco. Coloque o tomilho, o alho e a pimenta picados e deixe por mais 5 minutos. Adicione o sal, o suco do limão restante, o tomate picado e 1/3 de xícara de água fervida. Deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos, desligue e acrescente o tempero verde picado.