Creme de ervilha com alho poró

IMG_20150912_223054209

Apesar de não gostarmos muito do inverno, nós admitimos que uma das vantagens é podermos comer aqueles cremes quentinhos e saborosos. Na semana passada, fizemos o Creme de moranga cabotiá com batata baroa amarela e como os dias seguem pedindo algo mais quente, resolvemos fazer uma versão de ervilha acrescentando temperos que nós adoramos.

IMG_20150912_200402801

As ervilhas são ricas em sais minerais, como cobre, cálcio, potássio, fósforo e ferro, além de possuírem vitaminas A, B, C, E e K. Todas essas propriedades fazem com que essa leguminosa tenha ação anti-inflamatória e antioxidante, contribua no combate de doenças do coração, radicais livres, envelhecimento precoce, anemia, osteoporose e, ainda, atue no fortalecimento dos ossos. Além disso, ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim e de açúcar no sangue e, por ser rica em fibras, a regular o funcionamento intestinal, sendo ótimo aliada no emagrecimento.

Para dar a consistência de creme, usamos o amaranto, grão rico em proteínas, fibras, cálcio, ferro, fósforo e magnésio. Ele contribui para regular a pressão arterial e o colesterol e é uma ótima opção de substituição para os celíacos, pois não possui glúten. Além disso, possui uma substância que é capaz de parar o crescimento de tumores, sendo, assim, bom na prevenção do câncer.

Outro destaque dessa receita é o alho poró, fonte de vitaminas A e C, que são ótimos para manter o sistema imunológico equilibrado, ácido fólico, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, minerais, como ferro e manganês, e, ainda, compostos como alicina, que tem efeito antibacteriano, antiviral, antifúngico e antioxidante, neutralizando os radicais livres produzidos pelo corpo.

INGREDIENTES

  • 2 xícaras de ervilha fresca
  • 1 cebola roxa média
  • 1 alho poró
  • 1 galho de alecrim
  • 1 galho de tempero verde
  • 1 galho de manjericão
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
  • 4 xícaras de água
  • 2 colheres de amaranto

MODO DE FAZER

Deixe a ervilha de molho por 2 horas. Após, refogue a cebola e o alho poró (use somente o caule picado) com o azeite de oliva na panela de pressão e acrescente a ervilha. Dê mais uma leve refogada e cubra com a água.

Pegue um pedaço da folha do alho poró, abra-o bem e adicione os galhos dos temperos. Feche com um barbante e coloque na panela.

IMG_20150912_212605041

Deixe na pressão por 25 minutos em fogo médio. Após, desligue, retire o “ninho” de temperos e bata o caldo no liquidificador acrescentando o amaranto. Devolva na panela e mantenha no fogo até levantar bolhas. Nossa sugestão é servir junto dos croutons.

Anúncios

2 comentários sobre “Creme de ervilha com alho poró

  1. Pingback: Sopa de legumes – Temperos e Aromas

  2. Pingback: Creme de abóbora | Temperos e Aromas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s