Apesar de não gostarmos muito do inverno, nós admitimos que uma das vantagens é podermos comer aqueles cremes quentinhos e saborosos. Na semana passada, fizemos o Creme de moranga cabotiá com batata baroa amarela e como os dias seguem pedindo algo mais quente, resolvemos fazer uma versão de ervilha acrescentando temperos que nós adoramos.
As ervilhas são ricas em sais minerais, como cobre, cálcio, potássio, fósforo e ferro, além de possuírem vitaminas A, B, C, E e K. Todas essas propriedades fazem com que essa leguminosa tenha ação anti-inflamatória e antioxidante, contribua no combate de doenças do coração, radicais livres, envelhecimento precoce, anemia, osteoporose e, ainda, atue no fortalecimento dos ossos. Além disso, ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim e de açúcar no sangue e, por ser rica em fibras, a regular o funcionamento intestinal, sendo ótimo aliada no emagrecimento.
Para dar a consistência de creme, usamos o amaranto, grão rico em proteínas, fibras, cálcio, ferro, fósforo e magnésio. Ele contribui para regular a pressão arterial e o colesterol e é uma ótima opção de substituição para os celíacos, pois não possui glúten. Além disso, possui uma substância que é capaz de parar o crescimento de tumores, sendo, assim, bom na prevenção do câncer.
Outro destaque dessa receita é o alho poró, fonte de vitaminas A e C, que são ótimos para manter o sistema imunológico equilibrado, ácido fólico, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, minerais, como ferro e manganês, e, ainda, compostos como alicina, que tem efeito antibacteriano, antiviral, antifúngico e antioxidante, neutralizando os radicais livres produzidos pelo corpo.
INGREDIENTES
- 2 xícaras de ervilha fresca
- 1 cebola roxa média
- 1 alho poró
- 1 galho de alecrim
- 1 galho de tempero verde
- 1 galho de manjericão
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
- 4 xícaras de água
- 2 colheres de amaranto
MODO DE FAZER
Deixe a ervilha de molho por 2 horas. Após, refogue a cebola e o alho poró (use somente o caule picado) com o azeite de oliva na panela de pressão e acrescente a ervilha. Dê mais uma leve refogada e cubra com a água.
Pegue um pedaço da folha do alho poró, abra-o bem e adicione os galhos dos temperos. Feche com um barbante e coloque na panela.
Deixe na pressão por 25 minutos em fogo médio. Após, desligue, retire o “ninho” de temperos e bata o caldo no liquidificador acrescentando o amaranto. Devolva na panela e mantenha no fogo até levantar bolhas. Nossa sugestão é servir junto dos croutons.
Pingback: Sopa de legumes – Temperos e Aromas
Pingback: Creme de abóbora | Temperos e Aromas