Às vezes de noite cai bem um lanchinho leve, sem grandes produções na cozinha. Foi em um desses dias que bolamos um molho para comermos com uns pãezinhos torrados e vendo filme. Apesar de termos abusado de temperos marcantes, nosso ingrediente primordial é o manjericão, que além de deixar todos os pratos muito saborosos, possui vitaminas A, B, C, E e K, além de ser fonte de minerais como zinco, cálcio, manganês, magnésio, ferro e potássio. Essa é aquela folha que quando pega com a mão, a vontade é de nem lavar mais de tão cheirosa que fica.
Veja outras receitas de molhos:
O chimichurri para quem não conhece é um tempero muito utilizado no Uruguai e na Argentina e nada mais é que uma mistura de temperos. Há algumas variações, mas a que nós utilizamos especificamente combinava tomilho, salsa (tempero verde), pimenta vermelha, alho, orégano e cúrcuma, tudo em pó. Sobre a mostarda Dijon, trata-se de uma variedade muito usada na culinária francesa e é feita a partir de grãos de mostarda, vinagre, sal e ácido lático.
INGREDIENTES
- 2 gemas
- 1 1/2 xícaras de óleo de soja
- 25 g de manjericão
- 1 1/2 colher (chá) de mostarda Dijon
- Sal à gosto
- 1 colher (chá) de chimichurri
- 2 colheres (sopa) de limão siciliano
MODO DE FAZER
Coloque água para ferver em uma panela, adicione os ovos lentamente com a ajuda de uma concha, deixe por 30 segundos, retire e leve imediatamente na água com gelo para parar o cozimento. Quebre-os, separe as gemas e leve ao liquidificador.
Faça esse mesmo processo com o manjericão, porem deixe-o na água fervente somente por 10 segundos, depois leve à água gelada, seque-os e coloque junto no liquidificador.
Acrescente os demais ingredientes, exceto o óleo. Usando o botão pulsar, vá apertando brevemente para ir triturando. Adicionando o óleo aos poucos ainda ligando e desligando (ou seja, sem bater de forma constante) até ficar em uma textura cremosa. Disponha em uma tigela, tampe e leve à geladeira por 30 minutos.
Nossa dica é servir esse molho com pão torrado, croutons (aprenda a fazer aqui), saladas ou algum dos chips que ensinamos a fazer, seja o de batata baroa amarela ou de inhame.
Pingback: Salada mista com frango crocante | Temperos e Aromas
Pingback: Salpicão | Temperos e Aromas
Pingback: Hambúrguer de lentilha com pão Australiano | Temperos e Aromas
Pingback: Bolinho de mandioca com maionese de ervas – Temperos e Aromas
Pingback: Biscoito salgado | Temperos e Aromas
Pingback: Torta fria de Chester | Temperos e Aromas