O quibe é um prato típico do Oriente Médio que originalmente consiste em uma massa feita de trigo e carne moída, temperada com ervas e que pode ser servido, cru, cozido ou frito. Ele é muito popular e considerado prato nacional no Líbano, Síria e Iraque, porém hoje já pode ser encontrado facilmente no Brasil, inclusive em versões diferenciadas como as vegetarianas, que é o caso desta receita que criamos e aprovamos.
Veja outras receitas com soja:
Nós já pontuamos alguns benefícios da soja na postagem do Xixo Vegetariano, porém como nesta receita utilizamos a soja em grãos, ou seja, em sua forma original, não custa enaltecermos mais alguns de seus pontos positivos, como o fato de reduzir o risco de doenças cardiovasculares e combater o colesterol. Além disso, ajuda a melhorar os sintomas da menopausa, a controlar a diabetes, a aliviar a prisão de ventre, a reduzir o risco de câncer e, ainda, previne a osteoporose, já que é rico em cálcio. Sem esquecer, claro, que é uma das principais fontes de proteína!
INGREDIENTES
- 2 xícaras de trigo para quibe
- 2 xícaras de soja em grãos
- 1 xícara de aveia
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- Orégano à gosto
- 1/2 xícara de tempero verde
- 5 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
- 150 ml de molho shoyu
- Pimenta-do-reino à gosto
- 1/2 limão
MODO DE FAZER
Hidrate o trigo por 40 minutos, escorra bem e reserve.
Em uma panela com água fervente, coloque a soja e deixe cozinhando em fogo médio por 30 minutos. Escorra, retire a pele, deixe esfriar um pouco e triture-a no liquidificador (caso prefira a soja texturizada, apenas deixe-a hidratando por 40 minutos em água quente, escorra e a triture).
Coloque a aveia em um prato com uma xícara de água, misture até virar uma papinha e deixe descansar por 15 minutos.
Em uma panela média, coloque o azeite, a cebola e o alho picados e frite até dar uma leve dourada. Acrescente a soja, a pimenta, o suco de limão e um pouco de molho shoyu, cuidando para que não fique muito salgado. Deixe por 5 minutos, coloque o tempero verde e desligue o fogo. Adicione o trigo, a aveia e o orégano, ponha mais shoyu, para a massa ficar mais escura e dar aquela pitada mais salgadinha, misture bem com as mãos e molde os quibes no formato desejado.
Coloque-os em uma forma untada e leve ao forno preaquecido por aproximadamente 45 minutos, virando os quibes para que cozinhem integralmente.
Pingback: Tabule | Temperos e Aromas
Pingback: Quibe de berinjela | Temperos e Aromas
Pingback: Especial Natal: Tabule | Temperos e Aromas