Oba, dia 29 é dia de comer nhoque! Depois de termos feito o nhoque de mandioca (e ter dado super certo), resolvemos testar uma versão cuja base principal da massa é a moranga cabotiá, legume da família das abóboras produzido no sul do Brasil e que nós simplesmente amamos. Rica em minerais, como cálcio, fósforo e ferro, e vitaminas, como as do complexo B e a E, ela tem betacaroteno, um poderoso antioxidante que neutraliza a ação de radicais livres e ajuda a reforçar o sistema imunológico, além de colaborar para o aumento da elasticidade da pele e formação de melanina. Ela possui, ainda, muita fibra e água, o que ajuda a eliminar gorduras e a regular o intestino. Ou seja, mais um ingrediente rico em benefícios e que possui um sabor adocicado que é uma delícia.
Ah, o molho do nosso nhoque foi aquela Carne de panela maravilhosa que publicamos umas semanas atrás. Se você não viu, leia aqui.
INGREDIENTES
- 1 moranga cabotiá (+/- 1 kg)
- 500g de farinha de trigo
- 1 ovo
- Sal à gosto
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
- 10 folhas de manjericão
- 3 colheres (sopa) de tempero verde
MODO DE FAZER
Corte a moranga em pedaços e asse por 40 minutos em 180º. Deixe esfriar, descasque, tire as sementes e amasse-a bem com a ajuda de um garfo.
Vá acrescentando a farinha aos poucos, amassando sempre com as mãos até que ela não grude mais. Separe em pedaços, faça rolinhos cumpridos e corte no tamanho desejado.
Ferva a água em uma panela, acrescente o sal e o azeite e vá colocando os nhoques aos poucos. Retire-os quando subirem à superfície, colocando-os rapidamente em uma tigela com água gelada para estancar o cozimento. Escorra e vá dispondo em uma forma de vidro refratário.
Após, cubra com o molho (veja aqui a receita) e leve ao forno preaquecido em 180º por aproximadamente 15 minutos. Quando estiver pronto, ponha por cima o tempero verde picado e as folhas de manjericão.
Pingback: Creme de moranga cabotiá com batata baroa amarela | Temperos e Aromas
Pingback: Casca de moranga cabotiá assada | Temperos e Aromas
Pingback: Moranga caramelizada – Temperos e Aromas
Pingback: Quibebe – Temperos e Aromas
Pingback: Escondidinho de moranga cabotiá com bacalhau | Temperos e Aromas
Pingback: Nhoque de batata | Temperos e Aromas
Pingback: Temperos e Aromas
Pingback: Nhoque de batata doce ao sugo | Temperos e Aromas