Frango ao molho curry

IMG_20150807_211901027

O curry, considerado um “pó sagrado” na Índia e em diversas outras partes da Ásia, é daqueles temperos que é bom sempre ter em casa, pois ele consegue combinar com praticamente todos os grupos alimentares, dando uma cor mais amarelada (conforme a composição, puxando mais para o laranja) e um toque apimentado delicioso. Apesar das variações possíveis quanto aos ingredientes que o compõem, ele basicamente é feito com gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, pimenta-do-reino, canela em rama, cominho, cardamomo, cravo-da-índia, erva-doce, coentro em grãos e cúrcuma. Todos eles, juntamente de outros que possam ser acrescentados conforme o País, são moídos e usados em dosagens diferentes, até para não sobressair o gosto de um ou outro.

Cada uma dessas especiarias dispõe de benefícios à saúde e nós vamos resumir cada um deles, até para vocês entenderem o porque da fama do curry. O gengibre combate infecções e, assim como as pimentas, é antioxidante, previne doenças cardiovasculares e auxilia no emagrecimento por ser termogênico, ou seja, por acelerar o metabolismo. A canela é digestiva, também antioxidante, ajuda a controlar a pressão sanguínea e, assim como o cravo-da-índia, alivia sintomas da menopausa. O cominho é diurético e o cardamomo, estimulante e digestivo. A erva-doce combate tonturas, náuseas e infecções intestinais e estomacais, enquanto o coentro é digestivo, auxilia no tratamento da ansiedade e é moderador de apetite.

Nós deixamos a cúrcuma para o final pois trata-se do principal ingrediente, ou seja, aqueles benefícios principais que são vinculados ao curry se devem a sua presença. Há pesquisas que mostram que ela tem o potencial de reduzir o risco de desenvolvimento de câncer de próstata, mama, pele e colorretal devido às suas propriedades antioxidantes. Além disso, reduz o risco de leucemia infantil, é um desintoxicante natural do fígado e pode prevenir ou retardar a progressão da doença de Alzheimer. É ou não é uma mistura fantástica de temperos?

Além do curry, destaca-se na nossa receita o leite de coco, cujos benefícios nós já pontuamos na receita do Strogonoff de proteína de soja. Bom, agora vamos a nossa deliciosa receita.

IMG_20150807_204021695

INGREDIENTES

  • 800 g de peito de frango desossado e sem pele
  • 1 cebola média
  • 2 colheres (sopa) de tempero verde
  • 1 1/2 colheres (sopa) de curry em pó
  • 200 ml de leite de coco
  • 1/2 xícara de extrato de tomate
  • 2 tomates sem pele e sem semente
  • 3 colheres (sopa) de margarina
  • Sal à gosto

MODO DE FAZER

Derreta a margarina, coloque o frango picado em cubos grandes e frite em fogo médio até ele ganhar uma cor. Acrescente a cebola e deixe dourar. Após, coloque o sal, o tomate e o extrato de tomate e deixe cozinhar por 3 minutos. Adicione o leite de coco e o curry e mantenha em fogo baixo por mais 15 minutos. Desligue e jogue por cima o tempero verde.

Anúncios

4 comentários sobre “Frango ao molho curry

  1. Pingback: Especial molhos: curry com requeijão | Temperos e Aromas

  2. Pingback: Almôndegas de frango ao curry – Temperos e Aromas

  3. Pingback: Frango com cogumelos |

  4. Pingback: Canudinho de frango | Temperos e Aromas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s