Sunomono de pepino japonês

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Apesar de “sunomono” significar conserva, ou seja, algum alimento mantido no vinagre, normalmente as pessoas na hora já vinculam àquela saladinha tradicional com pepino japonês. Sim, nossa receita é justamente esta, mas não custa explicar que o termo pode ser utilizado quando fizer algo com, por exemplo, cenoura, kani e gengibre. A casca é parte fundamental da receita, pois ela intensifica a “crocância” sem modificar o sabor.

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Antes de passarmos para o passo a passo, vamos aos benefícios do pepino. Vocês sabiam que ele é o quarto vegetal mais cultivado no mundo e que é conhecido como um dos melhores alimentos para a saúde do seu corpo? Pois é, ele é fonte de vitaminas do complexo B, que são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental, dos nervos, olhos, da pele, do cabelo, fígado e da boca. Como 95% dele é composto basicamente de água, colabora para hidratar e eliminar as toxinas do corpo, o que, aliado ao seu baixo teor calórico, auxilia na perda de peso, e, junto às suas fibras dietéticas, torna-se um santo remédio para a prisão de ventre.

Além disso tudo, é benéfico para os diabéticos, pois possui um hormônio que as células precisam para produzir insulina, reduz o colesterol, auxilia nas articulações, cura a ressaca e até alivia o mau hálito se colocado no céu da boca por meros 30 segundos. Interessante né?! Agora sim vamos à receita propriamente si. Ah, se você não é muito fã do vinagre (assim como nós), não se preocupe que a acidez é contida pelo açúcar, então você mal vai sentir o gosto.

INGREDIENTES

  • 3 pepinos japonês
  • 300 ml de vinagre de arroz
  • 250 g de açúcar mascavo
  • 1 colher (chá) de sal
  • Gergelim preto para enfeitar

MODO DE FAZER

Lave bem os pepinos, elimine as pontas e corte em rodelas bem finas. Para desidratá-las, coloque-as em uma peneira e polvilhe com sal, deixando reservado por 30 minutos. Após, lave-as bem com água corrente para eliminar o excesso de sal.

Em uma panela, coloque o açúcar e o vinagre e leve ao fogo baixo até ferver. Desligue e deixe esfriar.

Coloque os pepinos em uma tigela e derrame o líquido já frio da panela até cobrir. Tampe e deixe na geladeira por 12 horas.

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