Que a carne de soja já entrou para o nosso cardápio não é mais novidade para vocês, até por ela ser uma ótima fonte de proteína e de diversos outros nutrientes fundamentais ao nosso organismo. Desta forma, volta e meia bate a saudade de comê-la e dai temos que criar receitas diferentes.
Leia mais receitas com proteína de soja:
Quando se pensa em strogonoff, sabe-se que algo que não pode faltar é o molho. Como temos a questão da intolerância à lactose entre nós e queríamos experimentar algo mais natural, chegamos ao leite de coco. Sim, esse ingrediente tão utilizado em pratos com peixe também combina com “carne”. Além do toque adocicado que ele deu ao prato, oferece diversos benefícios à saúde que um creme de leite normal nem de longe proporcionaria.
Este leite vegetal é rico em gordura saturada boa, que é rapidamente digerida e transformada em energia, vitaminas C, B1, B3, B5 e B6, e sais minerais como ferro, cálcio, fósforo, potássio, cobre e zinco. Possui ácido láurico, que é antiviral, antifúngico, antibacteriano, tem ação digestiva, imunoestimulante e antioxidante, além de contribuir para regular os hormônios da tireoide e acelerar o metabolismo. Se você gosta de misturar sabores e testar contrastes, essa definitivamente é uma opção deliciosa e riquíssima. Vamos então à receita.
INGREDIENTES
- 200 g de proteína de soja texturizada
- 200 ml de leite de coco
- 1 tomate sem pele
- 1 xícara de molho de tomate
- 150 g de champignon
- 1/2 xícara de cebolinha verde
- 1/2 xícara de tempero verde
- 1 cebola
- Sal à gosto
- Pimenta à gosto
MODO DE FAZER
Deixe a proteína de soja hidratando por 20 minutos na água quente. Escorra bem e deixe descansando por aproximadamente 30 minutos no mesmo molho que fizemos na receita do Xixo Vegetariano, que é o responsável pelo sabor que imita o da carne
Dê uma leve dourada na cebola picada e acrescente a proteína de soja. Deixe cozinhando por 7 minutos e, após, coloque os tomates picados, o molho de tomate, a pimenta e o sal. Mantenha em fogo baixo por 15 minutos e desligue. Deixe esfriar um pouco, acrescente o tempero verde e a cebolinha picados, o champignon e o leite de coco. Cozinhe por mais 10 minutos e sirva.
Pingback: Frango ao molho curry | Temperos e Aromas
Pingback: Quibe vegetariano | Temperos e Aromas
Pingback: Strogonoff de grão-de-bico vegano | Temperos e Aromas
Pingback: Guisadinho de soja | Temperos e Aromas