Mais conhecido e amplamente acessível nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, o inhame é um tubérculo muito saboroso que, quando descascado, lembra muito a mandioca. Aqui no Sul, alguns mercados já possuem a versão descascada e empacotada, mas nós, como preferimos sempre a forma natural e original do que consumimos, pesquisamos e conseguimos achá-la em uma feirinha de produtos orgânicos.
Rico em fibras, betacaroteno, vitaminas C e do complexo B, ferro e magnésio, o inhame possui ação anti-inflamatória, fortalece o sistema imunológico, ameniza sintomas da TPM e da menopausa, impede o acúmulo de toxinas, combate os radicais livres, aumenta a fertilidade, auxilia na redução do nível de colesterol e, pela presença do potássio, ajuda a controlar a pressão arterial e a regular a atividade muscular e nervosa. Ufa, é bastante coisa né? Isso que somente resumimos para não ficar uma postagem somente sobre inhame.
Quanto à cebolinha francesa, também conhecida como ceboulette, que usamos para fazer tipo um molho é uma espécie diferente da cebolinha que normalmente adotamos na cozinha. Além de mais fininha, possui uma sabor mais delicado e é ótimo para dar um toque especial, sem roubar o sabor, em sopas, saladas, refogados e carnes. Ela é um pouco mais difícil de ser encontrada, mas já vimos ela inclusive em muda, então quando encontrarem, podem comprar sem medo.
INGREDIENTES
- 3 inhames médios
- 1/3 de um molho de cebolinha francesa
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
- 2 colheres (chá) de sal marinho
MODO DE FAZER
Pique a cebolinha e misture com o sal e o azeite de oliva. Reserve, pois será utilizado como um molho. Descasque o inhame e lave bem com uma escovinha. Corte em rodelas bem finas e misture com o molho. Deixe curtir por 40 minutos.
Após, disponha em uma forma e leve ao forno preaquecido em 200º até dourar e ficar crocante. Sirva essa delícia como entrada ou então coma como lanche.
Pingback: Especial molhos: curry com requeijão | Temperos e Aromas
Pingback: Especial molhos: maionese de manjericão | Temperos e Aromas
Pingback: Especial molhos: agridoce | Temperos e Aromas
Pingback: Sorvete de manga sem lactose | Temperos e Aromas
Pingback: Pão de inhame – Temperos e Aromas