Ontem nós publicamos a entrada que criamos para que um casal de amigos degustasse enquanto o prato principal não ficava pronto. Para quem não leu, não perca o Palitinho de tomate cereja recheado, pois ficou realmente uma delícia.
Agora vamos ao que interessa. A escolha pela mandioca foi tanto por não sermos tão fãs de batata inglesa, que originalmente é o ingrediente utilizado, quanto porque realmente queríamos criar algo diferente. O sabor ficou impecável e o prato muito mais leve.
NHOQUE
- 1 kg de mandioca
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de sal marinho
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
MOLHO
- 600 g de alcatra
- 3 tomates sem pele
- 1 cebola média
- 6 folhas de manjericão
- Pimenta do reino à gosto
- Sal marinho à gosto
- 4 dentes de alho
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
- 2 colheres (sopa) de molho shoyu
MODO DE FAZER
1 – NHOQUE
Cozinhe a mandioca descascada em água fervente até amolecer. Escorra bem e retire todos os “fios”. Amasse-as e vá acrescentando os demais ingredientes até ficar uma massa consistente. Separe em pedaços e vá enrolando até ficar em formado de rolos de aproximadamente 5 cm. Após, corte-as no tamanho desejado.
Coloque água para ferver com o sal e o azeite e vá acrescentando os nhoques aos poucos. Quando eles flutuarem, é sinal que estão prontos, então os retire e deixe um pouco em um escorredor disposto dentro de uma panela com água em temperatura ambiente (essa tática interrompe o cozimento). Após, coloque-os já no refratário que irá servir.
2 – MOLHO
Pique a alcatra em cubos pequenos e coloque em uma frigideira com azeite. Acrescente a cebola e o alho picados até dourar e, após, o molho shoyu, os tomates cortados grosseiramente e a pimenta. Deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos em fogo médio. Quando estiver pronto, desligue e coloque as folhas de manjericão.
Disponha o molho sobre o nhoque cozido e leve ao forno em 180º por aproximadamente 15 minutos. Após, cubra com a cebolinha verde e sirva.
Pingback: Nhoque de moranga cabotiá | Temperos e Aromas
Pingback: Nhoque de batata | Temperos e Aromas
Pingback: Temperos e Aromas
Pingback: Nhoque de batata doce ao sugo | Temperos e Aromas