Salada de couve-rábano

Se tem um programa que se der nós fazemos todos os dias é ir ao mercado. Adoramos procurar algum ingrediente diferente para testar a criatividade na cozinha. Há pouco mais de um mês nós descobrimos que todos os sábados, das 9h às 13h, há uma feira orgânica em frente ao Parque Redenção, em Porto Alegre, e claro que nos empolgamos e viramos adeptos. Além de ter à disposição produtos realmente naturais e com preço super acessível, os visitantes são atendidos pelo próprio agricultor, que faz questão de ensinar técnicas que às vezes são diferentes do nosso habitual e apresentar alguma verdura que muitas vezes não encontramos nos mercados tradicionais.

E é assim que chegamos à couve-rábano, uma versão ainda pouco popular da tradicional couve. Rica em vitamina C, em vitaminas do complexo B, antioxidantes e fibras dietéticas, ela age na renovação das células, fortalecendo o sistema imunológico, ajuda a manter saudável o sistema conjuntivo e estimula o metabolismo. A alta concentração de manganês, cálcio, potássio e ferro favorece à estabilização da frequência cardíaca e na diminuição da pressão alta. Ou seja, essa certamente é uma opção repleta de benefícios à saúde e que agora que testamos, podemos afirmar que é um prato delicioso.

IMG_20150712_124853774

Fotos: Estefânia Martins

Toda ela pode ser utilizada, desde a folha, o talo e a raiz. Nesta receita, no caso, somente os talos não usamos, porém como somos contra desperdícios, guardamos para adicionar em alguma sopa.

INGREDIENTES

  • 1 maço de couve-rábano
  • 1 cebola roxa média
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres (chá) de azeite de oliva extra virgem
  • 1 colher (chá) de sal marinho

MODO DE FAZER

1 – REFOGADO

Adicionei o azeite de oliva em uma frigideira com a cebola e o alho picados e refogue em fogo baixo até ficarem dourados. Acrescente as folhas previamente cortadas em tiras finas e o sal e deixe por mais, aproximadamente, 2 minutos.

2 – SALADA

Descasque as raízes e rale em tiras finas.

IMG_20150712_134104967

Anúncios

3 comentários sobre “Salada de couve-rábano

  1. Pingback: Couve-rábano à milanesa | Temperos e Aromas

  2. Pingback: Salada de hibisco | Temperos e Aromas

  3. Pingback: Salada de quinoa com ricota | Temperos e Aromas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s